Plano de Aula "Ciclos da Água"

Este plano de aula foi retirado do Portal do Professor, no site do MEC , ele se encontra na íntriga no portal, aqui eu resumi direcionando para as aulas de informática. Desde já agradeço a Rosangela Menta Mello autora do plano e Eziquiel Menta co-autor.

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.

Conhecimentos prévios.
- Em acordo com o professor regente o profissional da informática utilizará este recurso para enriquecer a aula.É importante que os estudantes conheçam os fenômenos naturais, tais como a chuva, os raios solares, a neve, a evaporação e transpiração. Observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais.

Estrutura Curricular: Ensino fundamental inicial.

Matéria: Ciências Naturais /Ambiente.
Geografia / Conservando o Ambiente.
Meio Ambiente / Ciclos da Natureza.

Atividade:
Vídeo sobre o “Ciclo da água”, disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua Desta forma cada estudante poderá avançar ou retroceder na apresentação do vídeo. É importante que o vídeo seja bem compreendido, por este motivo, o professor pode passá-lo várias vezes, ou seja, fazendo paradas para discussões, trocas de idéias,relacionando-o com o cotidiano das crianças.

Atividade complementar:
Acessar o recurso de jogo on-line, do Portal do Professor (MEC) em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/10818/ciclodaagua.swf onde os estudantes poderão testar seus conhecimentos. Professor vá acompanhando a atividade e sugira as crianças que ainda apresentam alguma dificuldade para retornar ao vídeo do início da aula.

Sites:
TV Cultura: apresenta textos informativos, atividades e jogos ( http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm )

Vídeos:
Clickeducação: Ciclo da água ( http://www.klickeducacao.com.br/2006/pagina/0,6313,POR717-,00.html )

Avaliação:
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ‘a redução da água potável em nosso planeta e como o ser humano pode colaborar para minimizar este problema ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas