Atividades de Informática

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Parabéns Danielle Adorei!
A criança se relaciona com o meio e as pessoas, e necessita de estímulos adequados para desenvolver o seu pensamento. A inclusão digital é como plantar uma semente em um terreno fértil e no mundo da globalização, na qual os alunos poderão desenvolver seu senso crítico e ter mais imaginação e criatividade para alcançar seus objetivos.

Atividades desenvolvidas com os alunos do Jardim I

Com os alunos dessa fase, procura-se trabalhar atividades que desenvolvam a coordenação motora, a percepção visual, formas, cores, objetos, a criatividade e a imaginação. A ferramenta que é mais utilizada com esses alunos é o mouse. Com ele, são exploradas todas as atividades citadas acima.

A seguir alguns sites trabalhados no laboratório de informática:

www.monica.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
.edukbr.com.br
www.marista.org.br
www1.uol.com.br/ecokids/jogos.htm
modelo de aula:

Objetivos:
Trabalhar coordenação motora;
Trabalhar as cores;
Trabalhar as formas;
Desenvolver a criatividade e a imaginação;
Desenvolver a percepção visual.

Conteúdo:
Colorir o desenho do personagens muito conhecido pelas crianças, respeitando as cores de cada um.
Software

Avaliação: Observar o conhecimento e o domínio pelas cores, a coordenação motora e em quais situações apresentam maior dificuldade.

Jardim II
Com os alunos da fase 2, são trabalhadas atividades que envolvam o alfabeto completo, as vogais e as consoantes, diferenciando as mesmas, letra maíscula e minúscula, formar palavras, trabalhar com números. Desenvolvendo essas atividades o aluno estará exercitando a visão e coordenação motora.

Alguns sites trabalhados:

Modelo de plano de aula

Objetivos:
Estudar a vogais e as consoantes;
Associar letras do alfabeto com iniciais de nome das figuras;
Trabalhar coordenação motora e a percpção visual;
Completar palvras e trabalhar as sílabas.

Conteúdo
Jogo do abecedário: é composto por 4 níveis, nos dois primeiros trabalha-se a identificação de figuras com as iniciais do próprio nome. Já nos dois últimos níveis deve-se escrever o no me da figura que está na tela.

Avaliação
Analisar se os alunos corresponderam aos objetivos propostos.

Pré
Com os alunos da útilma fase trabalha-se formação de palavras, frases, ordenar o alfabeto com intuição de verificar se eles conhecem a posição de cada letra, estudar palavras que se iniciam com vogais e as que iniciam com consoantes, motivação para o hábito da leitura...Trabalha-se digitação no word e alguns sites como esses citados abaixo:

www.atividadeseducativas.com.br(português)
www.redescola.com.br/softwares educacionais
www.edukbr.com.br

Modelo de plano de aula:
Objetivos
Formar palavras associando aos seus respectivos nomes;
Desenvolver a atenção;
Motivar o interesse por letra, por leitura e alfabetização;
Trabalhar as letras do alfabeto;
Trabalhar a coordenação motora e a percepção visual.

Conteúdo
As letras que compõe uma palavra estão todas misturadas. Dessa forma, os alunos deverão clicar em cima dessas letras colocando cada uma no seu lugar, organizando da maneira que se escreve.

Avaliação
Se dará através da observação do desempenho de cada aluno ao realizar a atividade proposta.
Aula de informática
Na aula de informática é possível desenvolver a coordenação visual e áudio motora, a memória visual e o desenvolvimento do raciocínio estratégico e lógico. Cria-se um ambiente de aventura onde se tem a liberdade de falhar e tentar de novo, promovendo o desenvolvimento da auto-estima e da confiança.O uso do computador torna-se necessário para reforçar, ampliar e facilitar o conteúdovisto em sala de aula, aplicando software, atividades com o objetivo de unificar ou fortificar o conteúdo estudado de forma lúdica. Com isso, a turma aprende a escrever,a usar o mouse, o teclado e a ler o que está escrito na tela. Tudo ao mesmo tempo e sem que seja necessário tratar a informática como disciplina. Dessa forma, o monitor estará responsável pelo aproveitamento e direcionamento dos alunos, sabendo e respeitando os limites e dificuldades da turma.

"Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a contrução de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento , por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil." (Zacharias, 2005).

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