Efeito Estufa
Tema: Efeito Estufa
Justificativa do tema: A questão referente ao efeito estufa constitui um dos quatro eixos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina de Ciências, no quarto ciclo do ensino fundamental com a temática Vida e Ambiente. A atividade consiste em passar através de dois vídeos, conceitos,causas e consequências do efeito estufa e assim fomentar a ação reflexiva e critica dos alunos sobre a situação que atravessa o planeta.
Objetivos: A proposta desse tema é procurar através de vídeos, mostrar aos alunos o processo que origina o efeito estufa, assim como as consequências que este fenômeno propicia ao planeta, atentando para a importância de uma educação voltada para a preservação do meio ambiente e os recursos presentes no planeta.
Metodologia:
Uma aula inicial com a introdução teórica do tema efeito estufa para os alunos, enfatizando a questão de o tema estar presente em todos os veículos de comunicação e em discussões presentes em conferências internacionais, fazendo uso de recursos como o livro didático, artigos científicos, revistas e notícias de jornais.
O efeito estufa é um processo de aquecimento da Terra. Os gases conhecidos como os de efeito estufa (vapor d'água, ozônio, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso), existem naturalmente na atmosfera e embora presentes em muito menor proporção do que os outros gases que a constituem, tem papel fundamental no balanço da energia radioativa do planeta.
As condições climáticas da Terra dependem dos fluxos de energia provenientes do Sol, essa energia vem em forma de luz visível onde uma parcela é refletida imediatamente de volta para o espaço, porém a maior parte dela passa diretamente pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre.
A Terra envia energia de volta para o espaço na forma de radiação infra vermelha e boa parte é retida pelos chamados gases estufa. Esse efeito natural tem mantido a atmosfera da Terra por volta de 20ºC mais quente possibilitando a vida no planeta.
Contudo as atividades humanas estão acentuando as concentrações desses gases na atmosfera, ampliando assim a quantidade total de radiação infravermelha absorvida por ela e convertendo-a em
calor.
Os níveis de dióxido de carbono aumentaram em volume e além disso, novos gases com a mesma propriedade, criados pelo homem, passaram a ser também lançados na atmosfera contribuindo para a intensificação do efeito estufa, o que pode levar a uma perma nente mudança do clima do planeta.
A mudança do clima é comumente chamada de aquecimento global porque uma das consequências mais prováveis da existência de concentrações maiores de gases de efeito estufa na atmosfera são temperaturas médias mais altas.
Ademais, outros efeitos poderiam ser igualmente importantes podendo provocar novos padrões de ventos, chuvas, e circulação dos oceanos. Os esforços para evitar o aumento do efeito estufa devem se concentrar na redução das emissões dos gases que dão origem ao problema, assim como tentar deter o desmatamento das áreas tropicais e levar a cabo o reflorestamento das áreas tem peradas.
Uma segunda aula, sendo estabelecido metade do tempo desta para mostrar os vídeos aos alunos e a outra metade do tempo de aula para a discussão sobre o conteúdo abordado, assim como a realização dos desenhos e o resumos sobre o tema.
A utilização do vídeo como uma forma de recurso pedagógico favorece o aprendizado, se compreendermos o fato de que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem diferenciado, essa ferramenta permite transmitir a informação de uma maneira clara e objetiva sobre o assunto abordado, com o recurso de imagens reais com exemplo, assim favorecendo o entendimento do conteúdo.
O uso da internet é associado co mo uma outra fonte pedagógica de consulta e auxilio para os estudantes e permite através desse recurso encontrar outras fontes informativas sobre o assunto em questão, desta forma o aluno não terá somente o livro didático como referência.
Procedimento:
-Levar os alunos para um laboratório de informática.
-Auxiliar todos a entrarem no site.
-Pedir para que todos assistam aos vídeos.
-Promover uma discussão sobre o assunto introduzido e assim tirar as possíveis dúvidas do que não foi compreendido.
-Fazer um resumo dos tópicos abordados pelo vídeo com a opinião que considerou de grande importância sobre o assunto em questão sobre o efeito estufa.
-Fazer desenhos que representem o esquema do efeito estufa e posteriormente alguns exemplos das consequências desse fenômeno no planeta.
-Formar dois grupos para discutirem uma possível solução para o problema
Discussão de Conteúdo
Deve-se enfatizar que o processo chamado efeito estufa é um processo natural que na realidade é benéfico e fundamental para a existência de vida no planeta, e que o excesso de emissão de gases poluentes aumentou a intensidade desse fenômeno causando desta forma efeitos negativos ao planeta
Outra questão que deve ser fonte de discussão desse tema se restringe as consequências do efeito estufa serem tão perigosas ao planeta à ponto de cientistas formularem cenários futuros da Terra caso nenhuma atitude for efetuada.
Uma terceira aula prática, fazer a experiência de como funciona o efeito estufa, utilizando uma caixa de sapato, ensinado no endereço experiência sobre efeito estufa http://www.youtube.com/watch?v=r-9YafuDyhY&feature=related
Avaliação:
A avaliação se dará no decorrer das atividades, observando o interesse do aluno pelo tema e pelas atividades. Esperamos que os alunos compreendam o processo que promove a formação do efeito estufa, o contexto atual que se encontra o planeta em virtude das consequências que promovem o fenômeno do efeito estufa, através do aquecimento global promovido pela poluição atmosférica, fazendo com que os alunos tenham conhecimento das condições atuais e previsões de cientista acerca do efeito estufa no planeta e assim encontrar através desse conhecimento, formas de contribuir com a preservação do planeta.
Questões
Quais os gases que promovem o chamado efeito estufa?
Quais as consequências do efeito estufa no planeta?
Qual a relação entre o efeito estufa e o aquecimento global?
Recursos Didáticos e Pedagógicos
Computador
Caderno
Lápis preto
Borracha
Folha de Sulfite
Lápis colorido
Caneta
Livro didático
Revistas e Jornais
Recursos de Mídia: Vídeos sobre a Questão do Efeito Estufa e suas Consequências no Paneta Terra.
Referências Bibliograficas
Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=kKmvlE6Z2W4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OxzBz8p1FNs&feature=related
experiência sobrte efeito estufa :
http://www.youtube.com/watch?v=r-9YafuDyhY&feature=related
Livro Didático:
Revistas: Nova Escola O que é efeito estufa e quais são suas consequências? Edição 224 | Agosto 2009 - Veja Onde está o efeito estufa? Edição 2095 | Janeiro 2009
Jornal: Tribuna de Minas - Veranico e calor intenso - 24/11/2009
Justificativa do tema: A questão referente ao efeito estufa constitui um dos quatro eixos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina de Ciências, no quarto ciclo do ensino fundamental com a temática Vida e Ambiente. A atividade consiste em passar através de dois vídeos, conceitos,causas e consequências do efeito estufa e assim fomentar a ação reflexiva e critica dos alunos sobre a situação que atravessa o planeta.
Objetivos: A proposta desse tema é procurar através de vídeos, mostrar aos alunos o processo que origina o efeito estufa, assim como as consequências que este fenômeno propicia ao planeta, atentando para a importância de uma educação voltada para a preservação do meio ambiente e os recursos presentes no planeta.
Metodologia:
Uma aula inicial com a introdução teórica do tema efeito estufa para os alunos, enfatizando a questão de o tema estar presente em todos os veículos de comunicação e em discussões presentes em conferências internacionais, fazendo uso de recursos como o livro didático, artigos científicos, revistas e notícias de jornais.
O efeito estufa é um processo de aquecimento da Terra. Os gases conhecidos como os de efeito estufa (vapor d'água, ozônio, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso), existem naturalmente na atmosfera e embora presentes em muito menor proporção do que os outros gases que a constituem, tem papel fundamental no balanço da energia radioativa do planeta.
As condições climáticas da Terra dependem dos fluxos de energia provenientes do Sol, essa energia vem em forma de luz visível onde uma parcela é refletida imediatamente de volta para o espaço, porém a maior parte dela passa diretamente pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre.
A Terra envia energia de volta para o espaço na forma de radiação infra vermelha e boa parte é retida pelos chamados gases estufa. Esse efeito natural tem mantido a atmosfera da Terra por volta de 20ºC mais quente possibilitando a vida no planeta.
Contudo as atividades humanas estão acentuando as concentrações desses gases na atmosfera, ampliando assim a quantidade total de radiação infravermelha absorvida por ela e convertendo-a em
calor.
Os níveis de dióxido de carbono aumentaram em volume e além disso, novos gases com a mesma propriedade, criados pelo homem, passaram a ser também lançados na atmosfera contribuindo para a intensificação do efeito estufa, o que pode levar a uma perma nente mudança do clima do planeta.
A mudança do clima é comumente chamada de aquecimento global porque uma das consequências mais prováveis da existência de concentrações maiores de gases de efeito estufa na atmosfera são temperaturas médias mais altas.
Ademais, outros efeitos poderiam ser igualmente importantes podendo provocar novos padrões de ventos, chuvas, e circulação dos oceanos. Os esforços para evitar o aumento do efeito estufa devem se concentrar na redução das emissões dos gases que dão origem ao problema, assim como tentar deter o desmatamento das áreas tropicais e levar a cabo o reflorestamento das áreas tem peradas.
Uma segunda aula, sendo estabelecido metade do tempo desta para mostrar os vídeos aos alunos e a outra metade do tempo de aula para a discussão sobre o conteúdo abordado, assim como a realização dos desenhos e o resumos sobre o tema.
A utilização do vídeo como uma forma de recurso pedagógico favorece o aprendizado, se compreendermos o fato de que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem diferenciado, essa ferramenta permite transmitir a informação de uma maneira clara e objetiva sobre o assunto abordado, com o recurso de imagens reais com exemplo, assim favorecendo o entendimento do conteúdo.
O uso da internet é associado co mo uma outra fonte pedagógica de consulta e auxilio para os estudantes e permite através desse recurso encontrar outras fontes informativas sobre o assunto em questão, desta forma o aluno não terá somente o livro didático como referência.
Procedimento:
-Levar os alunos para um laboratório de informática.
-Auxiliar todos a entrarem no site.
-Pedir para que todos assistam aos vídeos.
-Promover uma discussão sobre o assunto introduzido e assim tirar as possíveis dúvidas do que não foi compreendido.
-Fazer um resumo dos tópicos abordados pelo vídeo com a opinião que considerou de grande importância sobre o assunto em questão sobre o efeito estufa.
-Fazer desenhos que representem o esquema do efeito estufa e posteriormente alguns exemplos das consequências desse fenômeno no planeta.
-Formar dois grupos para discutirem uma possível solução para o problema
Discussão de Conteúdo
Deve-se enfatizar que o processo chamado efeito estufa é um processo natural que na realidade é benéfico e fundamental para a existência de vida no planeta, e que o excesso de emissão de gases poluentes aumentou a intensidade desse fenômeno causando desta forma efeitos negativos ao planeta
Outra questão que deve ser fonte de discussão desse tema se restringe as consequências do efeito estufa serem tão perigosas ao planeta à ponto de cientistas formularem cenários futuros da Terra caso nenhuma atitude for efetuada.
Uma terceira aula prática, fazer a experiência de como funciona o efeito estufa, utilizando uma caixa de sapato, ensinado no endereço experiência sobre efeito estufa http://www.youtube.com/watch?v=r-9YafuDyhY&feature=related
Avaliação:
A avaliação se dará no decorrer das atividades, observando o interesse do aluno pelo tema e pelas atividades. Esperamos que os alunos compreendam o processo que promove a formação do efeito estufa, o contexto atual que se encontra o planeta em virtude das consequências que promovem o fenômeno do efeito estufa, através do aquecimento global promovido pela poluição atmosférica, fazendo com que os alunos tenham conhecimento das condições atuais e previsões de cientista acerca do efeito estufa no planeta e assim encontrar através desse conhecimento, formas de contribuir com a preservação do planeta.
Questões
Quais os gases que promovem o chamado efeito estufa?
Quais as consequências do efeito estufa no planeta?
Qual a relação entre o efeito estufa e o aquecimento global?
Recursos Didáticos e Pedagógicos
Computador
Caderno
Lápis preto
Borracha
Folha de Sulfite
Lápis colorido
Caneta
Livro didático
Revistas e Jornais
Recursos de Mídia: Vídeos sobre a Questão do Efeito Estufa e suas Consequências no Paneta Terra.
Referências Bibliograficas
Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=kKmvlE6Z2W4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OxzBz8p1FNs&feature=related
experiência sobrte efeito estufa :
http://www.youtube.com/watch?v=r-9YafuDyhY&feature=related
Livro Didático:
Revistas: Nova Escola O que é efeito estufa e quais são suas consequências? Edição 224 | Agosto 2009 - Veja Onde está o efeito estufa? Edição 2095 | Janeiro 2009
Jornal: Tribuna de Minas - Veranico e calor intenso - 24/11/2009
Comentários